Gravidez | O primeiro trimestre - 0 a 13 semanas e meia

by - terça-feira, agosto 29, 2017

Foto: Isadora Brigido Fotografia

Olá, tudo bem?

Resolvi agora compartilhar com vocês um pouco da trajetória da minha gravidez até aqui. No momento estou com 19 semanas – quase cinco meses – e, como no começo não tive muito que contar, resolvi fazer esse “compilado” com tudo o que já aconteceu até aqui.
Pra quem não me conhece e caiu de paraquedas nesse post, vou me apresentar bem rapidinho: meu nome é Nathália, tenho 19 anos e, no momento, estou grávida de quatro meses pela primeira vez.

A descoberta da gravidez

A minha gravidez não foi planejada, ela apenas aconteceu. Eu a descobri por volta das três semanas, antes mesmo da menstruação atrasar.  Comecei a sentir um pouco de sensibilidade nos seios, a barriga um pouco mais durinha e resolvi fazer o teste – já que no lugar onde trabalho havia começado uma febre de grávidas – só naquela semana já haviam descoberto duas. E, na sexta-feira, eu descobri ser a terceira grávida revelada naquela semana, hahaha.
Fiz um teste de farmácia e, no dia seguinte, fiz o de sangue. Ambos positivos.  Na semana seguinte comecei o pré-natal pelo sistema único de saúde – o SUS.

 Sangramento na gravidez é normal?

Até pouco tempo atrás eu tive muitos sangramentos e, por isso, passei por vários médicos- fui ao hospital da cidade, ao da cidade vizinha e no próprio médico do posto de saúde. Ninguém sabia me dizer o motivo – o do pré-natal, na realidade, disse que poderia ser ligado a fatores hormonais, estresse ou esforço físico, mas não pediu nenhum exame. A orientação de todos foi repouso.  Do começo do quarto mês até agora não tive mais nenhum sangramento – mas também tenho evitado me incomodar com qualquer assunto.  Não acredito que seja algo “normal”, como muitos dizem por aí. Com certeza, se houver sangramento novamente, corro pro hospital – nem que seja pra não ouvir resposta nenhuma, como em todas as vezes anteriores.

 Ultrassonografias

 
Meu ultrassom com translucência nucal, feito com 13 semanas.

Ao iniciar o pré- natal o SUS me deu direito a um ultrassom – o único que ganhei até agora. Nele eu confirmei o tempo de gestação, que na época eram 9 semanas. Depois disso, em uma das minhas visitas ao pronto socorro com sangramento, a médica solicitou uma outra ultrassonografia para confirmar se estava tudo ok e se não havia problemas com a placenta.  Como eu já estava com 13 semanas, ela aproveitou e pediu uma ultrassonografia obstétrica com translucência nucal e Doppler, que indicou que tudo estava em perfeitas condições comigo e com o bebê.
Essa última ultra não é fornecida pelo sistema público. Apesar disso, eu acredito que qualquer pessoa que tenha condições, deveria fazê-la. Ela é importante pois é capaz de detectar diversas anomalias cromossômicas, além de problemas cardíacos e chances da criança ter síndrome de down.

Se você quer saber mais sobre a translucência nucal, recomendo este artigo do BabyCenter.

Suplementos

Quanto à suplementação, os únicos suplementos que me foram recomendados foram a vitamina C e o sulfato ferroso. Fiz tratamento com os dois até o fim das doze semanas, depois tive que suspender o sulfato, pois estava fazendo mal para os meus rins.

Por fim, chegou o quarto mês, e eu conto mais para vocês nos próximos posts.
Não deixem de acompanhar e deixar seus comentários.

Beijinhos e até mais! 

Você também pode gostar de

15 comentários

  1. É um pouco complicado no começo e o sangramento realmente não tem nada de normal, acho que você deveria investigar melhor essa causa (sério, é melhor prevenir do que remediar auiheiuhe). Mas espero que esteja tudo bem com o baby e que ele venha cheio de saúde ♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tentei de tudo quanto é jeito, mas nem o médico apenas "concluiu" que era stress ou físico, então decidi apenas evitar ao máximo ambas as situações hahahah. Muito obrigada ♥

      Excluir
  2. Antes de mais, muitos parabéns pela gravidez! É o primeiro filho? Deve ser uma sensação única, mesmo. Um dos meus grandes sonhos é ser mãe e adoro ter feedback de outras mães, porque nem tudo é um mar de rosas na gestação e convém estarmos preparadas.

    Tudo de bom! Beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, é sim! Exatamente, mas no final vale muito a pena! Obrigada ♥

      Excluir
  3. Meu filho foi super desejado ♥ depois de perder o meu primeiro filho , e começou por um sagramento que para os 4 médicos que me atendeu eram normais . Eu na verdade estava sofrendo um abordo . Eu penso da seguinte forma : Nenhum sagramento na gravidez e normal . na gravidez do meu filho não tivi nenhum sangramento . Esse site que indiciou no post é ótimo ♥ Quem tá gravidinha vale a pena conhecer . Parabéns pelo baby .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bebê também, apesar de não ter sido programado é super amado e desejado! ♥

      Obrigada pelo comentário, beijinhoss

      Excluir
  4. Amei muito o post, gosto muito de ler diários de gravidez e curti bastante conhecer a sua experiência com esse primeiro trimestre!

    sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
  5. Quue amooor gente !!
    EU ainda não fui mãe, então não tenho noção do sentimento, mas sou madrinha e é um sentimento tão lindoooo

    ResponderExcluir
  6. Ah, essa fase das minhas duas gestações eu praticamente não curti porque passava o dia todo da cama! :(
    Mas é muito legal fazer o primeiro ultrassom, né? <3

    Fico feliz por seu sangramento ter parado, boa sorte com o tempo restante, e aproveite muito, depois a gente sente a maior saudade dessa época :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não vou mentir: o sono domina os meus dias! Hahhahaa. Mas como meu serviço é MUITO cansativo e eu já vivia assim antes, nem sei dizer o quanto é da gravidez e o quanto é o meu corpo pedindo uma cama mesmo hahaha. Ultrassom é o máximo, é tão lindo ver o nosso bebê ali ♥

      Muito obrigada pelo comentário, Rai! Beijinhoss

      Excluir
  7. Oi, tudo bem? Que post mais interessante. Realmente é muito importante acompanhar o processo desde o início, saber se está tudo ok não somente com a mãe mas também com o bebê. Parabéns! Que você seja muito feliz nessa nova etapa. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Érika, tudo de bom pra você também! ♥

      Excluir
  8. Parabéns por ter esse privilégio de ser mamãe! Por mais que não foi planejada, espero que seu bebê venha cheio de saúde e receba muito amor (o que pelo visto já está acontecendo, mamãe super cuidadosa você, hahaha!)

    ResponderExcluir